quinta-feira, 2 de maio de 2013

Ídolos em nós: A estátua de Nabucodonozor continua em nosso meio



  Ídolos em nós:  A estátua de Nabudonosor  continua em nosso meio

O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados e a sua largura de seis côvados;levantou-se no campo de Dura, na província de Babilônia. Então se ajuntaram os sátrapas, os prefeitos, os presidentes, os juízes, os tesoureiros, os conselheiros ......para a consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado, e estavam em pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado.”Daniel 3: 1 -2

            Nós não temos um rei Nabucodonosor para nos obrigar a adorar sua imagem,  ou seja, impor sua vontade. Em contrapartida temos uma mídia  muito poderosa que tenta incutir em nós certas ideias, práticas e comportamentos socialmente aceitos como se fossem corretos e melhores. Aliás, a função desta é convencer a todos que tudo o que é apresentado é bom, verdadeiro e necessário. Facilmente podemos constatar que a aparência  é interessante e atraente, mas não menos perigosa.
            O consumismo desenfreado, a falsa impressão da necessidade de ter muitas roupas, comida, carros etc. Uma super valorização do que é material.
            O excesso de vaidade, o culto à beleza... que muitas vezes para se obter a imagem perfeita faz-se cirurgias desnecessárias culminando em mortes prematuras. Homens, mulheres e jovens que chegam aos extremos (anoréxicos e bulímicos) porque não aceitam seu biotipo. Porque a modelo da capa é o exemplo da  perfeição.
 Sem contar os modismos:  “do ficar com A, com B, com C, do quanto mais beijar melhor.... Também tem a lei dos mais espertos; levar vantagem em tudo...
            Muitas novelas, desenhos, filmes e tantas programações impregnadas de mensagens que induzem ao erro, sugestionando aos poucos – como se fosse um conta-gotas - que tais informações são positivas.
            É evidente que não se pode radicalizar.... tem muitas coisas interessantes, informações necessárias que nos ajudam em todos as áreas da sociedade. Precisamos aprender a selecionar o que  é importante  assistir, ler  e ouvir. Ocorre que internalizamos certos  conceitos que na maioria das vezes são contrários à vontade de Deus.
            Deus espera que não nos curvemos diante de estátuas espirituais,  de deuses internos
 que passamos a adorar, e a dedicar muito do nosso tempo naquilo que é passageiro.  Ás  vezes sem perceber permitimos que façam parte das nossas vidas, fazendo com que nos tornemos  seus escravos. Deuses  que sutilmente habitam na alma e dizem: Vai fundo!!! Pode fazer, não tem nada a ver....
            Nabucodonosor, homem muito orgulhoso, desejava mostrar que era o “cara”. Queria ostentar  poderio, força, majestade a todos os seus súditos, do grande ao pequeno. Ele buscava aceitação para os seus projetos políticos. Para resposta negativa a sanção era a morte. Atualmente, quando não aceitamos certas imposições sociais somos presos, processados ou até mesmo mortos, ou somos considerados estranhos, preconceituosos, mente fechada...de uma maneira ou de outra tentam nos  silenciar. Qualquer que seja o motivo, importa agradarmos a Deus. Negando a fé, nega-se a Deus, fazendo isso morremos espiritualmente e ficamos distantes Dele. Sejamos como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego: Fiéis e determinados!
 

E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantastes.” Daniel 3: 18

 

            Por Cristiane Oliveira 





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...